Usina Monte Alegre

A USINA MONTE ALEGRE S/A – localizada na cidade de Mamanguape-PB, a 50 km da capital -foi fundada em 1940, pela família Fernandes de Lima, que passou da condição de engenho, para a fabricação do Açúcar.

Em 1990, foi adquirida pelo GRUPO SOARES DE OLIVEIRA, cujas instalações e áreas de cultivo foram ampliadas e modernizadas.

Sua área agrícola é responsável pelo plantio, cultivo e colheita da cana de açúcar para produção, gerando anualmente cerca de 2000 empregos diretos no período da safra.

Atua no segmento de varejo com a marca AÇÚCAR ALEGRE. Seus principais produtos são: AÇÚCAR CRISTAL e TRITURADO (sem a utilização de enxofre), DEMERARA (Em embalagens de 1 kg /2kg) e VHP (Tipo Exportação a granel). Produz também ETANOL .

Avanço Tecnológico:

É pioneira no Brasil na fabricação do açúcar sem a utilização do enxofre, devido o mesmo causar danos à saúde. O novo processo consiste em produzir oxigênio na unidade industrial. O gás passa em ozonizadores e é misturado ao caldo de cana que será processado para industrialização do açúcar branco.

O uso do enxofre tem limitações pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Na indústria americana e européia o nível permitido é zero. Aqui no Brasil só existe limitação para exportação, que é de 7 ppm (parte por milhão).

 

Vista áerea da usina