Trabalhador rural do Açúcar Alegre conhece o processo produtivo do Açúcar e Etanol

No mês de outubro teve início no Açúcar Alegre, o programa de visita e aprendizagem dos colaboradores do campo à indústria. O objetivo desse programa é proporcionar aos monitores agrícolas e trabalhadores rurais, o conhecimento in loco, do processo produtivo da indústria, facilitando a compreensão da importância do corte da cana, na contribuição da produtividade e qualidade do açúcar e do etanol. Funciona da seguinte maneira: os monitores que estiverem de folga, são convidados pelo encarregado, para participarem de uma programação na indústria, e é extensivo à alguns cortadores de cana e membros da sua família. A programação acontece todas as quintas feiras e tem início com uma recepção de boas-vindas, apresentação dos programas sociais da Monte Alegre, os cuidados na segurança do cortador de cana, visita à indústria, passando pelos setores de moenda, fabricação, empacotamento e destilaria, onde os respectivos encarregados, explicam o funcionamento de cada setor. Já os familiares convidados participam de uma programação na indústria do conhecimento.

Os trabalhadores e familiares que já participaram do programa, ficaram muito satisfeitos com os ensinamentos e a aprendizagem do processo. Diante deste sucesso, será assegurado a continuidade desse programa.

Ao conhecer os setores de uma empresa, seus colaboradores percebem a importância de cada departamento presente na empresa, entendendo que todos têm a sua importância e trabalham como uma engrenagem, um trabalho em equipe, onde o problema de um é problema de todos.

No Açúcar Alegre é assim que se faz!

 

Contribuição: Aleci Mendonça – Consultora da Qualidade